Como iniciar uma pequena empresa quando você não tem dinheiro


Em um mundo perfeito, todos teríamos capital ilimitado para financiar nossos negócios de sonho, sem ter que se preocupar com dinheiro. Infelizmente, isso não é realidade. A maioria de nós precisa ser um pouco criativa quando se trata de encontrar o dinheiro necessário para iniciar um negócio. A boa notícia é que é possível iniciar um pequeno negócio com muito pouco investimento financeiro. Porém, antes de ler mais, reserve um minuto para certificar-se de qualificar sua ideia de negócio para confirmar se vale a pena dedicar seu tempo e atenção.

Se você está confiante de que há uma necessidade para o seu negócio, que seus produtos e serviços atraem o mercado certo e você já possui uma proposta de venda exclusiva que o diferencia da concorrência, continue lendo para descobrir maneiras de cortar custos ao iniciar uma o negócio.

Adote o conceito de inicialização

Bootstrapping é quando você inicia um negócio usando recursos limitados, aprendendo a cortar os cantos certos, para que você possa essencialmente usar pouco ou nenhum dinheiro para fazer seus negócios decolarem. Existem maneiras de iniciar o processo de inicialização, o marketing e até a maneira como você administra seus negócios continuamente. A chave é usar o marketing boca a boca e a rede ativa para divulgar a sua empresa de maneira popular.

Seja criativo com as opções de financiamento

Você não precisa ter todo o seu capital inicial no bolso, nem precisa financiar seus negócios com apenas uma fonte de dinheiro. Algumas fontes de financiamento possíveis podem incluir:

  • Empréstimos para pequenas empresas
  • Subsídios para pequenas empresas
  • Cartões de crédito
  • Amigos e família
  • Financiamento colaborativo
  • Poupança pessoal
  • Investidores
  • Rolagens como Startups de Negócios (ROBS)

Considere todas as opções disponíveis e, em seguida, misture e combine para encontrar a combinação que fornece o capital necessário nos termos com os quais você pode viver.

Team Up

O que você não pode fazer por conta própria, pode ser capaz de fazer com uma pequena ajuda. Você pode seguir o caminho formal e transformar sua empresa em uma parceria. A parceria tem o potencial de dobrar não apenas o investimento financeiro disponível para os negócios, mas também pode espalhar o trabalho (e o risco), de modo que não é tudo sobre você. Se uma parceria não for exatamente o que você tem em mente, poderá obter apoio externo por meio de acordos de troca ou troca de serviços. Verifique se você possui um contrato ou acordo em qualquer uma dessas situações para proteger a si e a seus negócios.

Mantenha seu trabalho do dia

Iniciar um negócio não precisa ser uma situação de tudo ou nada. Algumas das melhores empresas são iniciadas como shows de luar e, ao mesmo tempo, beneficiam de uma renda em tempo integral. Pense nisso. Iniciar seu negócio em regime de tempo parcial e manter um emprego de tempo integral oferece algumas vantagens que podem fazer uma enorme diferença, porque você mantém a estabilidade financeira e pode testar as águas da propriedade da empresa antes de ficar preso.

Apenas tome cuidado para não enlamear as águas. Verifique se você não tem nenhum conflito de interesse com seu emprego de período integral e com seus novos negócios. Lembre-se de manter toda a sua atividade comercial quando estiver fora do relógio e esteja pronto para reconhecer quando é hora de mergulhar e fazer da sua empresa um empreendimento de tempo integral.

Lembre-se de que o dinheiro é apenas um tipo de investimento que você pode fazer ao iniciar um negócio. O outro é o tempo. Ambos são valiosos. Portanto, mesmo que você consiga se dar bem com pouco investimento financeiro, provavelmente precisará de um patrimônio de suor sério e de um investimento de tempo massivo para que isso aconteça. Isso faz sentido? Se assim for, vá em frente.