5 Qualidades de um mentor de pequenas empresas


Se você está apenas começando seu pequeno negócio, uma maneira de evitar erros comuns e aumentar suas chances de sucesso é aprender com aqueles que vieram antes de você. Você pode obter muitas informações úteis participando de eventos de pequenas empresas, acompanhando influenciadores de negócios e do setor nas mídias sociais e lendo blogs e outras publicações de negócios que oferecem conselhos e dicas relevantes. Você também pode obter muito valor ao contar com o apoio de um mentor de pequenas empresas.

Um mentor é alguém que já esteve onde você está, superou os desafios e aprendeu uma coisa ou duas no processo. Os mentores desejam transmitir esse conhecimento para você, compartilhando conselhos quando necessário, apoiando-o em problemas e ajudando-o a melhorar o que faz. A maioria dos mentores usa muitos chapéus diferentes, incluindo treinador, caixa de ressonância, conselheiro, líder de torcida, advogado do diabo, treinador, apoiador público, apresentador e muito mais. Para a maioria dos mentores, o objetivo final é demonstrar comportamentos positivos que o ajudarão a alcançar o sucesso.

As qualidades que tornam um mentor adequado para você provavelmente serão muito específicas para o seu próprio nível de experiência, o tipo de negócio que você está iniciando e seus desafios individuais. Existem algumas qualidades gerais que você deve procurar em alguém que você considera um mentor de pequenas empresas.

Acessível

Se o seu mentor em potencial não estiver disponível para fornecer o suporte necessário, será difícil construir um relacionamento. Embora você não deva esperar o acesso de todas as horas ao seu mentor, você e seu mentor devem poder definir um cronograma para uma reunião que funcione com os dois agendamentos. Certifique-se de esclarecer as expectativas desde o início, para que ambos estejam na mesma página.

Com experiência

Claramente, se um mentor não tiver a experiência necessária para ajudá-lo a superar os desafios, ele poderá não ser o mentor certo para você. Lembre-se de que a experiência pode ocorrer de várias formas diferentes – na experiência profissional, na vida, na educação formal e até nas lições aprendidas com seu próprio mentor. Esteja aberto a trabalhar com um mentor que possa ter uma formação diferente da sua.

Respeitoso (e respeitado)

O respeito é duplo quando se trata de mentores. Primeiro, você precisa construir um relacionamento de respeito mútuo que permita que ambas as partes se sintam valorizadas e ouvidas enquanto constroem confiança. Segundo, seu mentor deve ser alguém que tenha conquistado o respeito de seus colegas e colegas. É uma bandeira vermelha se o seu mentor em potencial não tiver uma boa reputação no setor.

Capacidade de escuta

A capacidade de ouvir é importante o suficiente para ganhar seu próprio item de lista. Você não quer um mentor que existe apenas para se ouvir falar. O cerne da boa orientação é a conversa e a colaboração. Por outro lado, você também deve praticar boa audição, considerando razoavelmente todas as informações oferecidas pelo seu mentor, mesmo quando isso não for o que você deseja ouvir.

Inspirador

Um dos sinais mais claros de que você encontrou um grande mentor é a capacidade dele de inspirá-lo a fazer mais, realizar mais e ser mais. Um mentor deve lhe dar esperança e ajudá-lo a acreditar que até o maior dos objetivos é alcançável. Se você encontrar um mentor que o inspira dessa maneira e o ajuda a encontrar a motivação necessária para se destacar, então você encontrou um ótimo mentor!

Embora possa levar tempo para encontrar a combinação certa, um mentor pode ser um parceiro muito valioso em sua jornada para pequenas empresas, ajudando você a superar o medo do fracasso e superar seus maiores desafios. Para encontrar um mentor, entre em contato com colegas e peça uma recomendação, pesquise na sua rede do LinkedIn ou use a ferramenta de pesquisa de mentores do SCORE.